Formatar
![](https://static.wixstatic.com/media/f7f2aa9ce2634eeb8fa9bcf6a494971d.jpg/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/f7f2aa9ce2634eeb8fa9bcf6a494971d.jpg)
Um verbo tão simples e um apavoro tão grande para estudantes de ensino superior. O que provavelmente não seria se os alunos já tivessem certa noção ainda no ensino médio... mas isto é tema pra outro post. A verdade é que chega o período de entrega de trabalhos e ninguém tá a fim de aprender nada porque o conteúdo é sempre pavoroso, já foi uó para desenvolver e o prazo está batendo na porta! Tô mentindo? Quem está na universidade sabe muito bem do que eu estou falando...
Mas enfim, o que é formatar um texto? Pela definição do dicionário on-line Priberam, formatar é "Definir a disposição e o aspecto de caracteres, campos, texto, imagens de um documento". E aí você se pergunta: Qual regra seguir então? E aí vem o outro apavoro: ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). É lá que estão as normas para formatar documentações. É de graça? Não, não é. Você mesmo pode fazer? Sim, mas vai ter que estudar bastante. Como assim? Pois é... Não é tão simples assim... E é aí que você apela pela ajuda de um profissional das Letras, afinal de contas, ele ralou (e ainda rala) muito para aprender sobre todas essas normas!